Em 2024 tivemos incidentes considerado gravíssimos com relação a vazamento de senhas, inclusive de grandes instituições financeiras!
Foram milhões de usuários e senhas!
Estes usuários e senhas, possivelmente, ainda estão sendo comercializados por infratores e/ou estão em uma lista de “próximas vítimas”.
Entenda como você pode ser uma vítima e como se proteger
“Seu usuário/email e senha podem estar em ‘uma fila’ de próximas vítimas, atente-se! ” roger nascimento
Vamos citar três casos
01 – maior vazamento de senhas da história!
Um único hacker divulgou um conjunto de dados (usuário, senha e local de acesso) de quase 10 bilhões de contas, não foi a primeira vez que este hacker fez isto. Este arquivo com as senhas fica disponível para acesso de qualquer um.
02 – banco dos estados do sul teve sistemas invadidos
O BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (de capital controlado pelos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) sofreu um ataque e teve que deixar indisponível seus sistemas por questões de procedimento de segurança, os detalhes da invasão não foram expostos por questões de privacidade.
03 – SICOOB
vítima de roubo de dados
O SICOOB, que é uma das maiores cooperativas financeiras do Brasil, foi listado, por um grupo que atua fazendo ataques virtuais, como uma das vítimas, o grupo afirma ter mais de 1 TB (um terabyte) com dados pessoais de clientes e funcionários, informações financeiras, acessos a vários recursos da empresa, bancos de dados e informações financeiras confidenciais. Os cibercriminosos também anexaram várias amostras ao seu comunicado no portal.
IMPORTANTE!
Os ataques “com sucesso” estão cada vez mais frequentes e em grandes instituições que possuem Programas de Segurança da Informação e, além do roubo de dados, os que mais têm sucesso são os de Engenharia Social onde a participação do usuário no processo é feita através da persuasão do golpista (mentindo para conseguir as informações do usuário).
COMO SE PROTEGER?
– Trocar a senha com frequência. Apesar de não ser confortável, trocar a senha aumenta sua segurança, pois sua senha pode ter vazado e, ainda, não utilizada para a prática do crime.
– Não clique em links duvidosos vindos em e-mails. Se não conhecer o remetente do e-mail não clique em link em hipótese alguma.
– Não passe sua senha para ninguém!. A sua senha não deve ser passada de forma alguma, nem por mensagem e nem por ligação.
– Não prossiga em atividades suspeitas. Ao identificar alguma atividade suspeita, como alguma tela nova em algum acesso (de um banco, por exemplo) não prossiga! Faça contato através do canal oficial da empresa e questione sobre o novo procedimento.
– Não conte sobre suas rotinas para outras pessoas e nem em redes sociais. Uma das formas de coletas de informações que podem ser utilizadas para a aplicação de Engenharia Social é através de redes sociais e pessoas próximas à futura vítima, muitas vezes as informações confidenciais são passadas até mesmo de forma implícita em uma resposta de pergunta “boba”.
ENTENDA!
Entenda que as suas senhas pessoais são suas, da sua PESSOA FÍSICA e que, ao expô-las (intencionalmente ou não) está sujeito a consequências imensuráveis, o mesmo ocorre com suas senhas corporativas, de acesso à sistemas de PESSOAS JURÍDICAS, ao expô-las (intencionalmente ou não) as consequências também são imensuráveis principalmente para PESSOA JURÍDCA, mas em ambos os casos o comprometimento na responsabilidade da gestão delas é seu!
Este artigo é protegido pela Lei de Direitos Autorais, a reprodução total ou parcial só é autorizada desde que informados a origem (o site www.servicemanager.com.br) e o autor (Roger Nascimento).