A celeridade é eficiência com excelência, resolver um problema no menor tempo possível, mas seguindo padrões, normas e processos definidos, garantindo segurança e qualidade.
Já a pressa, por vezes, possui um improviso não justificado, vem de fazer algo rápido a qualquer custo, muitas vezes “nas coxas”, ignorando diretrizes e aumentando riscos.
Enquanto a celeridade exige organização e método (como um processo judicial ágil, mas dentro da lei), a pressa, em algum momento, gerará erros e retrabalhos (pulos de etapas, assinaturas sem revisão, execução sem organização, …).
“Valorize a rapidez inteligente — aquela que entrega resultados sem comprometer a integridade do trabalho” roger nascimento
Diferença entre Celeridade e Pressa
“Celeridade é fazer o mais bem feito possível, no tempo mais rápido possível enquanto a pressa é fazer o mais rápido possível e entregar, sem comprometimentos.”
CELERIDADE
- Respeita padrões, busca excelência
- Mantém normas e protocolos
- Otimiza processos, ajusta procedimentos
- Entende o propósito fundamental de cada etapa
PRESSA
- Ignora procedimentos
- Aumenta riscos e margens de erro
- Pode gerar retrabalhos
- Pode gerar prejuízos
Na prática, um médico age com celeridade quando faz a análise completa da situação e faz diagnósticos detalhados dentro da urgência necessária para a situação, aplicando a solução mais adequada.
Age na pressa, quando negligencia exames importantes e, de forma precipitada, executa procedimentos com base em pressupostos de “achismo”.
Este artigo é protegido pela Lei de Direitos Autorais, a reprodução total ou parcial só é autorizada desde que informada a origem (o site www.servicemanager.com.br) e o autor (Roger Nascimento).