Você Será Substituído por uma IA?

A Inteligência Artificial mudou radicalmente o mercado de trabalho, trouxe desafios, riscos e, também, oportunidades.

A verdade é que mudou drasticamente a forma como trabalhamos, pelo menos deveria.

Se você não mudou sua forma de trabalhar, atente-se!

A I.A. possui capacidades nunca vistas na humanidade como automatização de tarefas repetitivas, análise de grande volume de dados, tomadas de decisões e respostas complexas em velocidades altíssimas.

Dificilmente, no seu dia a dia de trabalho, você não tenha algum desses desafios citados acima.

“A verdade é, a I. A. já possui recursos que devem ser utilizados no seu dia a dia, ou você utiliza-os ou terá alguém que os utilizará por você!” roger nascimento

Vamos citar alguns casos comuns

01 – atendimento ao cliente

Chatbots, análises preditivas financeiras e logísticas, previsão de consumos e otimização de vendas etc.

02 – documentos como apresentação e relatórios

Geração e análise documentacional, avaliação e posterior apresentação. Precisão muito mais apurada que a de um ser humano, principalmente devido ao volume de dados.

03 – avaliação de imagens

Capacidade muito maior de avaliação de imagens, tanto para a identificação de ações, defeitos em uma indústria quanto na área da saúde, com diagnósticos por imagem.  

04 – produção de textos

Geração de textos, notícias, relatórios financeiros e artigos

05 – direito

Análise contratuais, comparativos entre contratos, avaliações de riscos, confecção de contratos e até criação de sustentação.

IMPORTANTE!

A IA está moldando um novo cenário profissional, onde a adaptabilidade e o aprendizado contínuo são fundamentais. Quem se preparar para essa transformação colherá os frutos da inovação sem perder o lado humano do trabalho, quem não se preparar será impactado pelo avanço tecnológico.

 

COMO SE PROTEGER?

Desenvolva (aumente) as habilidades essencialmente humanas. Criatividade, inovação, pensamento crítico, inteligência emocional e iniciativas de interações cognitivas humanas (conversas, avaliação de ambiente, feedbacks “humanos”, …).

Entenda, de preferência domine, a I.A. “do seu dia a dia”. Aprenda a utilizar as ferramentas, especialize, customize soluções que dependam de suas ideias.

Entenda as estratégias do negócio. Não perca tempo tentando amadurecer aquilo que a I.A. já faz com perfeição, procure fazer o “elo de ligação” deste resultado para aqueles que dependem dele. Muitos precisam da I.A. mas não têm a capacidade/tempo para esta execução.

Cultive uma Marca Pessoal. A palavra “Pessoal” já define tudo, entender de situações que envolvem sentimentos e percepções de ambiente, ainda é muito humano, coloque sua marca nestas ações, seja reconhecido por elas.

ENTENDA! 

 Entenda que, quanto mais dados são gerados para a I.A. mais específica e especialista ela será, então o processo de crescimento de uma I.A. é contínuo, atividades que dependem única e exclusivamente da avaliação de dados, montagem de relatórios e perspectivas futuras (com base nestes dados) serão feitos, em muito breve, exclusivamente por I.A.

Nestas condições, se você escolher esta atuação, você terá suas funções não mais necessárias no ambiente que você atua, ou seja, será substituído.

 

Este artigo é protegido pela Lei de Direitos Autorais, a reprodução total ou parcial só é autorizada desde que informados a origem (o site www.servicemanager.com.br) e o autor (Roger Nascimento).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este campo é necessário.

Este campo é necessário.

Precisa de ajuda?