Vale a Pena Correr o Risco?

Ter um comportamento seguro é comum quando percebemos a possibilidade de perder algo de valor.

Podemos citar os casos de automóveis e residências, geralmente as ações de prevenção são percebidas com a contratação de um seguro, instalação de cerca elétrica, alarme e outros relacionados.

Porém, na maioria das vezes, a busca de segurança vem para preencher uma lacuna que não havia sido notada. Existia, mas passava despercebida, uma falha de segurança que esteve ali por todo tempo e foi exposta somente após o pior ter acontecido. Fazendo da contratação de um serviço de segurança um trabalho corretivo e não preventivo.

Isto é explicável, pois muitas vezes estamos envolvidos em ações que colocam nosso foco em tarefas executadas diariamente, tarefas estas que são a essência do negócio ao qual nos dedicamos e tiramos nossa renda.

Mas já parou para pensar o quanto pode custar esta falha? Já pensou que todo um projeto de vida, toda uma estrutura montada e arquitetada durante anos pode se perder de um dia para o outro?

E tudo isto pelo simples fato de não sabermos identificar uma falha e assim não praticarmos ações seguras.

Constantemente trabalhamos em situações de riscos, mas nem nos damos conta disto.

Em muitos casos a situação se torna mais segura apenas agregando comportamentos adequados.

Contudo somente somos estimulados a observar nosso comportamento inseguro quando vimos algo relacionado em matérias vinculadas na televisão, estatísticas, comentários de amigos ou, nos casos mais extremos, após o pior ter acontecido.

A prevenção é algo primordial para nossa vida pessoal e profissional.

Estamos expostos a uma situação em que não é possível mensurar os prejuízos.

E toda esta exposição é fruto apenas da falta de informação, já que ações de prevenção, como um programa de Segurança da Informação, custam muito pouco em relação ao custo e importância do seu negócio.

Mas quando falamos em Segurança da Informação e comportamento seguro não estamos falando apenas da parte relacionada a softwares, configurações de sistemas, utilização de antivírus e todos estes processos técnicos.

Atitudes simples como Palestras, Treinamentos, Seminários, Adoção de Políticas, Regras, Conceitos sobre Ética, Código de Conduta, etc. podem ser inclusas no cotidiano fazendo o comportamento seguro como uma prática comum do dia a dia.

Posturas não adequadas que expõem o seu negócio (como: informação confidencial sobre plano estratégico, exposição de metas, divulgação de contratos de clientes, custos, formação de preços, saúde financeira da empresa, etc.) podem ser inibidos e controlados.

Assim consegue-se agregar valor ao seu negócio, protegendo patrimônio, mantendo uma base firme e assegurando responsabilidade a todos envolvidos no processo.

 

Este artigo é protegido pela Lei de Direitos Autorais, a reprodução total ou parcial só é autorizada desde que informada a origem (o site www.servicemanager.com.br) e o autor (Roger Nascimento).

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